Hospital Geral do Pirajussara está precisando de doação de sangue

Os estoques de sangue do Hospital Geral do Pirajussara (HGP) estão baixos. Por esse motivo, a Secretaria de Saúde de Taboão da Serra, juntamente com outras pastas da cidade, se uniram para reforçar a importância da doação. 

O HGP recebe doações de segunda a quinta-feira, das 7h às 12h30 e das 14h às 16h, nas sextas-feiras, das 7h às 12h30, e oferece estacionamento gratuito para doadores. 

É importante ressaltar que o doador precisa se alimentar antes da coleta de sangue. É necessário levar um documento com foto e não esteja acompanhado de crianças menores de 13 anos.  

“Estamos reforçando essa campanha nesse período, mas, ela é importante o ano todo. A sua doação pode ajudar a salvar uma vida,” enfatizou o Secretário da Saúde, Dr. Ailton Bogalho. 

Durante as festividades o número de doadores costuma cair e a demanda tende a aumentar devido a emergência e acidentes. 

Os requisitos básicos para se tornar um doador são: ter entre 16 e 59 anos (menores de 18 anos devem apresentar consentimento formal do responsável legal), pessoas entre 60 e 69 anos podem doar caso já o tenham feito doação antes dos 60,  pesar no mínimo 50kg, ter dormido bem (pelo menos 6 horas) nas últimas 24 horas e estar bem alimentado, evitando alimentos gordurosos nas últimas 3 horas que antecedem a doação, caso vá após o almoço aguardar 2 horas. 

É importante também que o doador leve um documento com foto e não esteja acompanhado de crianças menores de 13 anos.  

Além dos benefícios sociais inquestionáveis, a doação também é benéfica para quem doa com a possibilidade de isenção de pagamento de taxas de inscrição em concursos públicos (ao menos três doações em doze meses), direito a atendimento prioritário a doadores de sangue mediante apresentação de comprovante de doação com validade de 120 dias. Para os estudantes universitários a doação também pode contar como horas complementares, a quantidade podendo variar a depender da instituição acadêmica. 

Serviço
Hospital Geral do Pirajussara (HGP)

Av. Ibirama, 1214 - Jardim São Judas 
Telefone: (11) 4138-9400
 

Prefeitura Municipal de Taboão da Serra

Comentários